segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[TUTORIAL] Trocar memória interna pela memória externa(cartão sd) no GT 1240

Olá pessoal, vi esse tutorial no forum.genesiseries.com do usuário JORGEACEIRO (TODOS OS CRÉDITOS A ELE) e resolvi postar aqui. Vamos lá:


Não me responsabilizo pelas alterações feitas em seu Tablet, você continua se quiser.

1° Verifique se seu tablet está com RooT, para isso use o Root Checker.

2° Passe todos os aplicativos intalados no Cartão SD interno para memória internause as Configurações - Andorid – Aplicativos – Aba Cartão SD ou use um Programa especifico como o AppMgr III (Ap2sd).

3° Use um explorador de Arquivos com acesso a Root, eu usei o RooT explorer
Vá em Raiz(root) /etc (caminho alternativo é system/etc) e procure pelo arquivo Vold.fstab
Faça um backup do mesmo, (copie e cole no mesmo lugar depois renomeie com nome de vold.fstab.backup)
Abra o arquivo original com permissões para modificar o mesmo.

4° Seu Arquivo deverá ficar assim:
## Vold 2.0 fstab

#######################
## Regular device mount
##
## Format: dev_mount <label> <mount_point> <part> <sysfs_path1...>
## label - Label for the volume
## mount_point - Where the volume will be mounted
## part - Partition # (1 based), or 'auto' for first usable partition.
## <sysfs_path> - List of sysfs paths to source devices
## flags - (optional) Comma separated list of flags, must not contain '/' character
######################

# Mounts the first usable partition of the specified device
#use this line to support VIRTUAL CDROM.And you can define the directory where you want to mount
loop_mount loop /mnt/VIRTUAL_CDROM
dev_mount flash /storage/sdcard0 auto /devices/platform/AMLOGIC_CARD/card_host/memorycard0 /devices/platform/aml_sd_mmc.O
#dev_mount sdcard /storage/sdcard0 3 /devices/platform/s3c-sdhci.0/mmc_host/mmc0/mmc0:0001/block/mmcblk0 nonremovable,encryptable
dev_mount sdcard /storage/sdcard0/external_sdcard auto /devices/virtual/mtd/mtd8/avnftl8 /devices/platform/mtd/mtd8/avnftli nonremovable
asec flash

5° Para isso modifique a linha: dev_mount sdcard /storage/sdcard0/external_sdcard auto /devices/platform/AMLOGIC_CARD/card_host/memorycard0 /devices/platform/aml_sd_mmc.0
para que fique assim: dev_mount flash /storage/sdcard0 auto /devices/platform/AMLOGIC_CARD/card_host/memorycard0 /devices/platform/aml_sd_mmc.O

Não acabou, você transformou o sdcard em flash interno do sistema agora falta transformar o flash interno em sdcard, modifique então a próxima linha: dev_mount flash /storage/sdcard0 auto /devices/virtual/mtd/mtd8/avnftl8 /devices/platform/mtd/mtd8/avnftli nonremovable asec flash
Para que fique assim: dev_mount sdcard/storage/sdcard0/external_sdcard auto/devices/virtual/mtd/mtd8/avnftl8/devices/platform/mtd/mtd8avnftli nonremovableasec flash
Salve o arquivo e não reinicie.

6° Volte no explorador e mova todo conteúdo do cartão interno (o sistema ainda não reiniciou as alterações não foram feitas) para o cartão SD. 

7° Reinicie e pronto memória trocada.

Obs. Perceba que você só trocou dev_mount sdcard por dev_mount flash e os caminhos do cartão Sd que é: sdcard0/external_sdcard por sdcard0 e vice versa.

Obs.1 se achou difícil apague todo o conteúdo do Vold.fstab e cole o conteúdo do passo 4 pulando o passo 5. 

Obs.2 mesmo não ocorrendo nenhum erro ao retirar o cartão sd eu recomendo retira-lo só com o tablet desligado.

Obs.3 se não deu certo é porque seu explorador não está com permissões de SuperUsuário.

Junior Lima

O conhecimento é muito melhor quando compartilhado, pois, todos são beneficiados com novas formas de enxergar o mundo.

46 comentários:

Milly, disse...

Obrigada! Isso salvou minha vida! :D

felipe douglas disse...

irmao nao to entendendo esse tutorial poderia fazer ele de uma forma mais clara por gentileza fiz uma vez so que nao deu certo me perco na parte 3 poderia me ajudar por favor

Junior Lima disse...

Olá amigo, vamos lá:

Parte3: Abra o RootExplorer e clique em "MOUNT R/W,
na raiz do sistema, vá até a pasta ETC dentro dela tem o arquivo
Vold.fstab, por precaução faça uma cópia deste arquivo.
Abra este arquivo (clique e segure sobre ele, aparecerá algumas
opções, use-a "Open in text editor"). E siga o tutorial,
qualquer dúvida entre em contato.

Unknown disse...

Fiz as etapas acima e não deu certo.

Agora o tablet não reconhece o sdcard0, e não consigo instalar mais nada.

Alguma ideia de como reverter para o status original?

Obrigado!

Junior Lima disse...

Daniel, provavelmente você fez algo errado. Mas pra voltar,
basta instalar o rom original. Você tem acesso ao
recovery, correto?

Junior Lima disse...

Ou se você fez backup do arquivo Vold.fstab
basta restaura-lo.

Unknown disse...

Olá Junior.

Eu já reinstalei o rom, apagou tudo que estava instalado e ficou como original, mas continua não reconhecendo o sdcard interno e externo.

O backup acabei fazendo dentro do sdcard interno, e agora não tenho acesso.

Se você tiver o original do Vold.fstab, pode enviar para o meu e-mail: dawingro@gmail.com ?

Agradeço desde já.

Junior Lima disse...

Daniel, estou no trabalho no momento,
chegando em casa te envio pode ser?
Estou usando a Rom Clean Deodexada V6 By Ylukasy,
vamos ver se vai dar certo na sua que é stock.

Unknown disse...

Obrigado Junior.

Espero que dê certo.

Se clicar naquele botão "reset" que tem no aparelho, ele não fica como original de fábrica? Saberia me dizer?

Eu fiz todos os reset wipe e pensei que voltaria ao original de fábrica, mas esse arquivo vold não corrigiu.

Obrigado!

Junior Lima disse...

Daniel, então este botão reset, serve apenas para quando o tablet trava e não tem o que fazer, ai usando esse botão ele reinicia o tablet, serve apenas para isso. Se você quiser fazer um teste, reinstale a ROM ORIGINAL, foi isto que você fez?

Unknown disse...

Eu reinstalei a rom que tem disponibilizado aqui no blog ([ROM] Atualização GT-1240 (28/09/2013))

Isso já resolveria? A original de fábrica onde poderia conseguir?

Obrigado!

Junior Lima disse...

É essa mesmo Daniel, deveria funcionar.

Unknown disse...

Poise, ele deixou como se fosse de fábrica, porém não reconhece o sdcard interno nem externo.

Acho que só substituindo o vold que irá resolver.

Junior Lima disse...

Certo, também acho. Mas com o tablet ligado em recovery ele reconhece alguma das unidades? Se você estiver sem pressa e quiser realizar outro teste instalando o a Rom Clean Deodexada V6 By Ylukasy.

Unknown disse...

Estou baixando.

Depois posto o resultado.

Obrigado pela força.

Junior Lima disse...

Maravilha!! Aguardo seu retorno! Abraços!

Unknown disse...

Deu certo Junior, conseguiu atualizar perfeitamente agora.

Muito obrigado pela ajuda.

Abraço!

Junior Lima disse...

SHOOOOOW!! Agora sim!! Só instalou a ROM V6 e ficou ok? Aproveite, essa ROM está muito boa!

Unknown disse...

Só reparei que não está conectando no Wi-fi onde conectava antes de instalar a nova rom.

E também não está reconhecendo o cartão SD externo, antes de dar problema reconhecia.

Será que faltou algum procedimento?

Obrigado!

Unknown disse...

Boa noite Junior.

Teria como você me enviar o arquivo Vold.fstab da sua rom Clean Deodexada V6 By Ylukasy.

Tenho um cartão SD de 64GB Classe 10 e não consigo utilizá-lo, preciso muito inverter as memórias.

Obrigado!

Junior Lima disse...

Boa noite Daniel, desculpe a demora, tive que buscar um amigo meu no hospital. Fiz um upload do arquivo pois se mais alguém precisar ficar mais fácil. Segue o link:

https://www.mediafire.com/?8na2dx43l7w3d8u

Esse problema do Wifi que estou estranhando, se estiver disposto a fazer um novo teste, faça o seguinte: Instalei a ROM OFFICIAL, depois instale a rom Clean Deodexada V4 (tem aqui no blog) e após isso instale a rom Clean Deodexada V6. Pode dar um pouco de trabalho mas acredito que vá ficar 100%. Eu usava a V4 aqui antes de instalar a V6, não sei se isso tem haver com esse problema. Aguardo seu retorno, abraços! E mais uma vez, desculpe a demora!

Unknown disse...

Bom Junior.

Agradeço o arquivo. Só pra confirmar, esse é o que vc usa na última rom, certo?

O Wi-fi não ta pegando aqui no meu trabalho, mas em casa pegou.

Não sei o que houve, talvez o modem bloqueou por algum motivo.

Só me confirma qual a versão desse vold que farei o teste depois e te informo.

Obrigado!

Unknown disse...

Faltou o dia... bom dia... hehe

Unknown disse...

Junior,

finalmente consegui transformar o sd em memória interna.

Agradeço desde já pelo apoio.

Grande abraço.

Obrigado!

Junior Lima disse...

Maravilha Daniel, o arquivo que te mandei é da Rom V6. Agora ficou 100%? Esta usando qual rom agora?

Junior Lima disse...

Você fez o procedimento que falei de instalar a rom v4 e depois a V6? Conta ai depois o que você fez (:

Osmar Menezes disse...

Tentei fazer isso seguindo todos os passos várias vezes no meu TB-50 mas quando reinicio ele não passa da tela "android" e trava e pra voltar ao normal tenho que reinstalar a rom de novo, seria muito bom se criassem um método que realmente funcionasse em qualquer dispositivo android, pois tudo que tentei não deu resultado nenhum infelizmente.

Anônimo disse...

Se eu seguir os procedimentos deste tutorial corretamente eu consigo transformar o SDcard do celular Xperia Neo V em memoria interna? sem medo de danificar o sistema do aparelho?? ou o celular Xperia Neo V necessita de outro arquivo Vold. para isso? se sim me mande por favor.. pois estou a dias tentando usar o SDcard do Xperia Neo V como memoria interna e nem um tutorial até agora deu certo!

Junior Lima disse...

Infelizmente não consigo te ajudar pois esse procedimento é para o GT - 1240.

Junior Lima disse...

Amigo não sei, este procedimento é para o GT - 1240. Faça por sua xobtat e risco.

Unknown disse...

Olá Junior.

Então, eu não reinstalei novamente, a partir da Rom V6 instalada só copiei o arquivo vold.fstab que você enviou e editei ele pra ficar como você deixou no tópico.
Reiniciei e trocou as memórias.
Porém, para dar certo não tinha nada instalada no sd interno, pra garantir que daria certo.
Obrigado pela ajuda.

Junior Lima disse...

Show Daniel, e o que está achando da V6? Abraços!

Adriano disse...

Daniel to tentando fazer essas mudanças no meu galaxy I 5500b mas não ta dando certo as alterações, você saberia me informar se consigo esse arquivo ja modificado pro meu galaxy pra transformar a memoria externa em interna? se puder ajudar agradeço Adriano

adrianoroge@hotmail.com

Junior Lima disse...

Bom dia Adriano, sei que sua pergunta foi direcionada ao Daniel, mas me sentir no dever de comentar rs.. O procedimento descrito aqui é para o Tablet Genesis GT-1240, não recomendo fazer este procedimento em outros dispositivos Android, pois não testei em outros aparelhos. Te aconselho a tentar encontrar um tutorial específico para seu celular. Abraços!

Unknown disse...

Bom dia Junior.

Tive alguns problemas com o cartão sd, ele deu pau e tenho que reinstalar a rom do zero pra ver se resolvo o problema.

Quanto a rom V6, observei que a bateria consome muito rápido, não me lembro se antes era assim, mas diminui bastante mesmo não carregando coisas pesadas.

Vou reinstalar e ver se consigo resolver de vez esse negócio do cartão sd.

Abraços!

Junior Lima disse...

Entendi Daniel, recomendo cartão sd Classe 10 Original hehe ai não terá problemas.. Sobre a questão da bateria ao meu ver é relativo rs, o que tende a acontecer é que quando instalamos uma ROM nova, estamos mais curiosos para ver como está e acabamos usando o tablet com mais intensidade, resultando em um maior consumo de bateria. Abraços!

yon disse...

O fórum genesiseries acabou? Eu tô querendo a rom Rom Clean Deodexada V6 By Ylukasy. Como faço pra pega-la? Alguém tem um link? ABS>

Junior Lima disse...

Wayon, boa tarde, parece que está offline o forum lá. Mas aqui no blog tem essa Rom! Da uma olhada.. Abraços!

yon disse...

Infelizmente nã é só isso. O domínio expirou, então acabou mesmo. Espero que tenham salvo tudo. ABS.

Unknown disse...

Amigo, aqui tem a ROM mas o media fire faz perguntas em inglês que não entendo. Tem algum lugar que posso baixar direto?

Junior Lima disse...

Amigo na minha opinião o mediafire é o melhor site para hospedar arquivos, não tem segredo, basta clicar no link e na página que será aberta clique em download. Qualquer dúvida entre em contato.

Unknown disse...

Vc não entendeu. O media fire pede pra responder perguntas em inglês que eu não entendo. Então não consigo baixar. Se fosse só clicar em "download" já tinha baixado.

Unknown disse...

Opa, esquece. Agora ele foi direto pro download, sem os malditos captchas. Não sou contra mas qual a dificuldade em fazer perguntas simples tipo 1 + 1 - 1 = ?

Junior Lima disse...

Hehe foi mal, falei besteira, depois que vi que as vezes o mediafire tem essas perguntas toscas.. Acho besteira isso, desnecessário.. até mesmo os captchas.. Mas deu certo então? Abraços!

Jhon Jackson disse...

Bom dia, resolvi meu problema de espaço com o GL to SD, facil de usar.

Anônimo disse...

No celular blu funciona?

 

Copyright @ 2013 TABLET GENESIS GT-1240.